quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Saturno: o retorno!

Cá estou, aos 28 anos, vivendo o famoso retorno de Saturno. Segundo a astrologia, Saturno emana a energia de Chronos, o deus do tempo. Quando nascemos, entramos pra roda do tempo, ganhamos de Saturno um tempo de vida para evoluirmos, aprimorarmos nossas virtudes, trabalharmos nossas dificuldades. Saturno é o professor da palmatória, metódico e conservador, ele ama aqueles que abraçam suas lições, mas pune sem pensar quem desperdiça seu tempo de aprendizagem. Distante da Terra, Saturno leva entre 27 e 29 anos para retornar exatamente ao ponto que estava no momento de nosso nascimento. Sempre recebemos aquela influência desse rígido professor, mas, como qualquer outro aspecto astrológico, seu poder é intensificado quando recolocado na posição de nosso nascimento.
A energia de Saturno é devastadora. Ele ensina pela experiência. Se aceitamos suas difíceis lições, se nos tornamos alunos aplicados, com o tempo (ele mesmo), Saturno nos concede maestria no que antes nos era uma limitação. Esse planeta atua diretamente no plano físico e nos força a aprender por meio da experiência. Saturno opera por padrões. Já notou que a gente sempre tem uma questão da nossa vida que parece um carma, sempre escorregamos na mesma casca de banana? Pois é, essa casca de banana representa uma lição, quando nos atentamos para ela e nos questionamos que raios aquela casca faz ali, eventualmente paramos de escorregar e, mais ainda, passamos a caminhar cada vez mais firmes e confiantes em nossos passos. Quando Saturno passa por nós, nos tira bruscamente tudo o que não nos serve mais e joga na nossa cara aquelas lições que teimamos em evitar... E que precisamos aprender!

No momento em que nasci, Saturno transitava pelo signo de Sagitário na minha Casa 7. A casa dos relacionamentos passava pelo signo da liberdade e da expansão. Eu, tão pisciana, tão disposta a doações e sacrifícios desnecessários, nasci com a missão de aprender a me relacionar em liberdade e compreender no que reside essa tal liberdade. Foram tantos traumas amorosos desnecessários, ou necessários, porque, sem saber, eu estava aprendendo. Minha vida amorosa foi feita de encruzilhadas, sempre tendo de escolher entre o amor e a liberdade, impetuoso impasse... Quanta dor. Saturno ensina pela dor. Nenhuma dor deve ser desperdiçada, a gente sempre aprende quando descobre por que dói onde dói. Mas esse ano eu abri os braços e aceitei meu professor. Não, eu não aprendi ainda, pelo contrário, levei surra atrás de surra. Saturno me mostrou muito nitidamente o que não serve para mim, apesar dessa minha Vênus em Peixes adorar uma ilusão. Quanta frustração, quanto carma recorrente dançou na minha frente pra me mostrar o caminho errado.

Mas Saturno me mostrou que há um caminho certo. A lição de Sagitário é abraçar a liberdade entendendo a própria individualidade. Expandir a mente, o corpo e o espírito. Eu sempre soube dar liberdade para o outro, mas sempre tive de me isolar pra conseguir respeitar a minha própria liberdade. Compreensão. Vim aprender a amar sem possuir e a ser amada sem me entregar. Há um equívoco romântico nessa noção de entrega, há quem acredite que para amar é preciso abrir mão de si pelo outro. Bobagem. No ano de Saturno, quantos oráculos não me mostraram que o amor que sinto deve emanar de mim e, a partir de minha própria elevação, atingir o outro. Quantas vezes me frustrei quando quis fazer meu amor nascer das mãos do outro. Do olhar do outro. Da compreensão do outro. Meu amor é meu. Meu amor só pode nascer de mim. E só chega no outro quando o faço transbordar. Aprendi a fechar meus olhos e emanar amor de mim. Essa é a verdadeira expansão. Essa é a verdadeira liberdade. Quando amo genuinamente, quando respiro amor e transbordo amor a quem quer que seja, eu já me sinto amada, é claro. Sou amada por mim. Para conseguir abraçar o outro, abraço primeiro a mim.
Eu vejo meu crescimento e só posso agradecer ao deus do tempo por cada uma das lições. Doloridas lições. O retorno de Saturno também é um momento de olhar para tudo que vivi até hoje. Lembro da menina que se escondia e queria morrer de tanto amar... Hoje dou risada, aquela garotinha nem sabia que não sabia o que era amor. Mas Saturno só concede bençãos a quem insiste em confiar. Mesmo quando mais sofria, algo em mim confiou. Por amor divino, soube reconhecer os passos da lição e confiei em mim. Sofri, claro, é assim que o plano físico compreende o que deve aprender. Mas confiei nos meus caminhos, nos meus oráculos. E fui me curando, fui me aceitando, fui confiando no caminho e, sincera e humildemente, nesse eu que trilha a estrada. Estrada. O tempo me fez mulher. Me fez segura. Hoje abandono não minha história, mas todos os traumas que já não sou mais eu. Hoje abraço, agradecida, todas as lições bem vindas, cada dificuldade que me ensinou e me fortaleceu. Essa é a verdadeira lição de Saturno. E eu abraço e agradeço. Sem medo. Deixa o tempo te ensinar!




Nenhum comentário:

Postar um comentário